Aprenda a montar uma campanha de lançamento de livro.
Conseguiu ter seu livro publicado por uma editora ou de modo independente? E agora? O que fazer? O sucesso da obra não acontecerá em um passe de mágica, claramente. Além da qualidade técnica e de um enredo envolvente (link para o post 5 passos para tornar sua história interessante), é necessário um bom planejamento para uma campanha de lançamento de livro eficiente.
E é sobre isso que você aprenderá hoje! Entre as milhares opções de exemplares já disponíveis e sendo lançadas mensalmente no mercado, como fazer a sua história se destacar? Embora não seja um termo usualmente associado ao mundo literário, o marketing caminha de mãos dadas com o mercado editorial.
Para entender um pouco melhor, marketing não é simplesmente a escolha da capa, cartazes colados em ônibus ou outdoors, vídeos para a internet ou anúncios em jornais. Apesar de serem grandes ferramentas de divulgação, uma campanha de marketing literário trata de como o produto será posicionado no mercado. Será que vale publicar seu livro infantil com uma editora já referenciada por apostar em romances eróticos? Talvez não, né?
Essa é, então, a primeira dica. Se está publicando seu livro pelo caminho tradicional, é essencial que você conheça bem a sua editora e combine com ela toda a estratégia de divulgação (antes, durante e depois do lançamento) antes de fechar o contrato. Isso será determinante para saber se seu livro terá boa visibilidade ou não, assim como se conversará da melhor maneira possível com o público que deseja atingir.
Campanhas de lançamento por autores independentes
Bom, ter todo o apoio de uma editora confiável por trás dá ao autor um pouco mais de tranquilidade no planejamento desta etapa. Ainda assim, quem opta pela autopublicação não precisa se desesperar. Além de ser uma escolha mais econômica em muitos casos, a auto-edição pode contar com o recurso de financiamento coletivo. A partir dele, um leque de possibilidades se abre. Vejamos algumas.
Para a fase de pré-lançamento – aqueles meses anteriores ao grande dia –, você pode optar por adotar as estratégias abaixo. Mas atenção! É essencial que você saiba quem é o público do seu livro, quais plataformas mais chamam atenção desse público em potencial e qual é a melhor época para seu lançamento.
- Se você começou escrevendo fanfiction ou publicando em algum site, aposte no público que você já conquistou! Crie grupos e páginas no Facebook sobre você e seu livro e até mesmo um site para centralizar todas as informações. Use e abuse dessa vantagem que você alcançou com muito esforço!
- Vídeos para entreter e apresentar as sinopses e personagens de forma diferente e atrativa também são ótimas ferramentas de marketing. As redes sociais são grandes aliadas, principalmente se seu público for bem antenado ao meio digital.
- Tente emplacar sua obra via assessoria de imprensa. Ao contrário de anúncios em jornais, as indicações de jornalistas renomados no meio literário trazem mais credibilidade.
Chegado o grande dia do lançamento, o que fazer agora e nos meses seguintes?
- Coquetéis e eventos;
- Chamadas e ações nas redes sociais, convidando seus leitores a interagirem conforme forem lendo o exemplar. Aqui você também pode optar pelas ferramentas pagas desses meios;
- Entre em contato com influenciadores, sejam bloggers, youtubers ou instagrammers. Hoje, a opinião dessas pessoas é um grande impulsionador de vendas;
- Continue em contato com seus seguidores! Escute e responda aos feedbacks. Essa permanente interação impulsionará o marketing de boca a boca – quando o próprio consumidor divulga seu produto por considerá-lo de qualidade e vantajoso.
Bom, essas foram as dicas de hoje! Não se esqueça de procurar, sempre que possível, por profissionais qualificados para te ajudarem a alcançar seu sucesso no mercado editorial! Uma campanha de lançamento bem estruturada fará toda a diferença para seu livro!
Até mais!