Financiamento coletivo: como usar para meu livro?

Olá, escritores! Hoje temos um post valioso para vocês! Vamos falar de crowdfunding, o famoso financiamento coletivo que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Mas como esse mecanismo pode ajudar vocês, autores?

Com a internet, o conceito de economia colaborativa se tornou relevante, já que possibilitou mais liberdade nas transações econômicas. Desse modo, o financiamento coletivo migrou do mundo físico para o digital, alcançando escalas inimagináveis antigamente. Assim, é por meio dessas ferramentas que muitos projetos saem do papel.

O que é?

Crowdfunding, também conhecido como vaquinha virtual, nada mais é que uma campanha de financiamento coletivo de projetos por meio de plataformas digitais. Na prática, uma pessoa ou grupo levanta recursos a partir de doações de usuários que se identificaram com a ideia do projeto. Desse modo, em tempos de crise, pode ser uma boa opção para iniciativas precisando de fundos!

E como fazer isso? O captador precisa apresentar sua ideia de modo criativo em sites já disponíveis de crowdfunding. É preciso explicar o propósito, quanto dinheiro precisa ser levantado, para que servirá o projeto, entre outras informações que podem enriquecer sua campanha.

A campanha, a propósito, pode funcionar de duas maneiras diferentes. Ela pode possuir, por exemplo, metas de arrecadação de tudo ou nada: se levantar a quantia mínima em determinado prazo, o projeto avança. Se não, o dinheiro volta aos seus doadores. Já na campanha flexível, o criador estabelece a meta de arrecadação, mas fica com os recursos levantados mesmo se não atingi-la.

Existem vários sites de crowdfunding no Brasil. Dois dos mais famosos são o Vakinha e o Catarse. Que tal conhecê-los mais a fundo?

Como usar o financiamento coletivo no mundo literário?

O crowdfunding pode ser usado para duas situações, ao mesmo tempo ou não. A primeira delas é possibilitar a publicação do seu livro ao arrecadar fundos para sua diagramação, impressão, divulgação e distribuição. Aqui, você pode presentear seus doadores com um exemplar como gratidão e reconhecimento pela ajuda deles.

A segunda vantagem do financiamento coletivo é criar uma rede de apoiadores da sua obra, assim como validá-la junto ao público. A minha história está bem escrita? O público-alvo que eu quero atingir se identificou com a trama e com os personagens? Meus leitores perceberam alguma ponta solta no enredo que eu não tinha visto inicialmente?

Assim, com esse feedback, vindo tanto pela quantidade de recursos captados quanto depois de distribuído, você pode aperfeiçoar ainda mais a sua obra! Esse mecanismo pode ser um grande aliado para quem opta pela autopublicação.

E aí, já pensou em, como autor independente, usar esse recurso?

Até a próxima dica!