Selfpublish/Autopublicação: o que é?

Quem tem paixão por escrever sempre sonha em, no futuro, ver sua obra literária publicada e divulgada país a fora. O caminho, porém, é aparentemente difícil, principalmente para autores iniciantes. Surge então a grande pergunta: como posso ver o meu livro publicado?

A resposta pode ser mais simples do que você imagina – e mais antiga também. Em 1931, Irma S. Roumbauer (1877-1962), a autora de The Joy of Cooking – um dos livros de receitas mais publicados dos Estados Unidos – pagou a uma gráfica local para imprimir 3000 cópias de seu exemplar. Anos mais tarde, em 1936, a editora Bobbs-Merrill Company passou a publicar o que hoje é a principal referência de muitos cozinheiros domésticos. Atualmente, são mais de 18 milhões de volumes vendidos.

A autopublicação, também conhecida como edição de autor, self-publishing ou auto-edição, foi a porta de entrada para o sucesso de Irma, uma dona de casa em St. Louis, Missouri. E ela não é o único caso de sucesso. Uma das trilogias mais famosas do século XXI também seguiu este caminho.

Cinquenta Tons de Cinza, de E. L. James, foi originalmente concebida e divulgada como fanfic da série Crepúsculo (Stephenie Meyer). Depois, por não aderir aos padrões de editoras tradicionais, a autora norte-americana decidiu autopublicar-se como um e-book e fazer impressão sob demanda. Em poucos anos, o romance erótico já havia vendido mais de 125 milhões de cópias, com direito a adaptações para o cinema.

Fascinante, não?

Na verdade a autopublicação é um caminho muito menos complicado do que possa parecer inicialmente. Nos próximos posts, falaremos mais sobre como fazer para realizar este sonho da autopublicação.

Mas o que, afinal, é autopublicação?

Autopublicação é quando o autor não conta com uma editora, sendo livre para editar, diagramar, revisar e criar a capa que quiser. Esse modelo oferece toda a liberdade criativa do mundo ao escritor. E, diferente do que se imagina, a escolha de se tornar um autor independente não precisa ser apenas baseada em uma eventual rejeição de uma editora. Cada vez mais, o motivo mais comum para o selfpublishing é a escolha própria, tomada por aqueles que querem trilhar um caminho moderno e promissor.

Por outro lado, é o próprio escritor que acaba sustentando todos os custos da publicação. Mas não precisa se desesperar, há formas acessíveis de entrar nesse mercado. Existem plataformas que oferecem ferramentas de autopublicação, como as já conhecidas Kindle Direct Publishing (Amazon); o Publique-se, da Livraria Saraiva; o Iba; o Bookess; o Clube dos Autores; o Kobo Writing Life e o e-Galáxia. O que, diga-se de passagem, é ótimo para a diversificação e divulgação de novos autores, já que editoras convencionais podem ser lugares bem fechados para os novatos.

Uma possibilidade muito interessante neste mercado, complementar, é a Letras & Versos, uma gráfica e editora, do Rio de janeiro, focada na impressão de livros em pequenas tiragens. Os escritores podem ainda vender suas obras usando a loja virtual deles. É uma ótima oportunidade para impressão sob demanda, como optou, por exemplo, E. L. James inicialmente, lembram?

A Letras & Versos produz pequenas quantidades de livros por um preço acessível, sem abrir mão da qualidade, o que importa muito em uma obra autopublicada! Apesar do conteúdo ser o que encanta, uma capa interessante pode chamar muita atenção do público.

Precisamos ter em mente que, para ser um escritor, é preciso dedicação. A pressa para divulgar seus exemplares pode ser um empecilho e é um erro comum para os novos autores. Nesse momento é preciso ter calma. A revisão do texto, por exemplo, faz toda a diferença! Ninguém gosta de ler um livro cheio de erro ortográfico e de digitação, né? Considere submeter seus rascunhos a um revisor profissional.