Como organizar meu processo criativo?

Escritores iniciantes — e até alguns mais experientes — constantemente se perguntam como organizar seu processo criativo para que a arte de escrever flua sem grandes problemas. A realidade, porém, é outra: haverá pedras no caminho, sim! Da falta de tempo ao bloqueio criativo, esses percalços fazem parte da trajetória do escritor moderno. Tentando minimizar ao máximo esses contratempos, separamos algumas dicas fundamentais. Confira abaixo!

Planeje

Embora funcione para alguns escritores a tática do improviso, ou seja, escrever sem saber exatamente para onde está guiando sua história, o planejamento ajuda muitos autores em seu processo criativo. Por isso, a dica é anotar tudo que seja relevante para a construção da sua narrativa: perfis de personagens, linha do tempo, acontecimentos futuros que você não pode esquecer de incluir, tramas paralelas e até mesmo a descrição dos lugares onde a história acontece. Se você souber o fim do enredo, melhor ainda!

Quanto mais detalhes você tiver, mais fácil será guiar os personagens para o caminho que você quer seguir. Isso não significa, entretanto, que a criatividade tenha que ser engessada! Muitas vezes, você perceberá que é possível optar por rumos diferentes dos imaginados inicialmente. Nesses casos, siga em frente! A nova direção fará, provavelmente, mais sentido do que a que foi pensada sem um contexto fechado.

Crie uma rotina

Estudar, trabalhar, encontrar-se com os amigos, malhar. Viver. O ritmo acelerado da vida de hoje muitas vezes compromete o tempo que o autor gostaria de ter dedicado à sua obra. Por isso, mais do que nunca o gerenciamento do seu tempo é fundamental para quem não quer escrever apenas quando a inspiração aparecer.

Assim, siga uma rotina. Escolha uma hora do seu tempo livre para escrever livremente, mesmo que não esteja em uma dos seus melhores dias. Não se cobre, apenas escreva. A revisão é a etapa em que todas as imperfeições serão identificadas e melhoradas. Além disso, se quiser ser ainda mais produtivo, desligue todas as distrações digitais, como celulares e televisão. Tire esse tempo apenas para você e sua arte.

Não caia no bloqueio criativo

Hora de deixar o perfeccionismo de lado e escrever em restrições. Como disse, haverá o momento para revisar ortografia e coerência dos fatos. O bloqueio criativo acontece exatamente quando nos cobramos demais e o autor quer que cada detalhe saia perfeito antes mesmo de começar a história. Dose a perfeição à realidade de cada momento!

Contudo, se já caiu na armadilha do bloqueio criativo, saia para dar uma caminhada, ler um livro, ouvir uma música relaxante ou simplesmente cochilar. Quando retomar seu texto, verá que o estresse de ter empacado em uma cena já não estará tão presente e você pode voltar a escrever livremente.

A dica aqui é, portanto, clara: não se cobre demais! Antes de tudo, escrever deve ser uma tarefa que te faça bem e te agrade.

E aí? Como você organiza seu processo criativo? Conta pra gente!

Estrutura básica de uma narração

Existe uma estrutura básica que ajuda a guiar o desenrolar de uma história. Primeiro, é preciso narrar fatos que introduzam os personagens no cenário imaginado. Ou seja, é preciso contextualizar o enredo.

A partir daí, você começa a desenvolver a narrativa, explorando os conflitos até chegar ao ponto alto da trama: o chamado clímax. É nesse momento que o leitor deve estar apreensivo. É quando ninguém quer tirar os olhos das páginas. Se você não conseguiu  proporcionar esse sentimento ao seu leitor, talvez precise tentar outras abordagens.

Imagine Harry Potter e a Pedra Filosofal como exemplo. Primeiro, J. K. Rowling apresenta Harry, sua família e como chegou àquela condição. Até que, então, Hagrid o leva para Hogwarts, onde novos personagens são apresentados e os conflitos começam a desenrolar. O clímax é o primeiro encontro entre Harry e Voldemort, que segue para um desfecho em aberto para a criação de novos livros, mas que, ao mesmo tempo, dá um fim àquela trama.

Atenção à gramática!

Essa dica já foi citada no começo do texto, mas é sempre bom ressaltar. Depois de escrever seu livro, perca um tempo revisando-o de ponta a ponta. Muitos erros podem fazer com que você seja desacreditado diante do seu público, mesmo se sua ideia for boa. Fique atento!

Essas são algumas técnicas de storytelling, conceito que vem ganhando cada vez mais espaço no marketing e na publicidade também. Basicamente, é o guia para se ter uma narrativa que encante seu público, que o atraia e o faça se identificar e emocionar. Afinal, quem não gosta de uma boa história?

Até a próxima!